Qual a composição do Concreto Celular que além de ser um material de baixa densidade é bom isolante termo-acústico e tem um baixo consumo de materiais? É uma argamassa que em sua composição, adiciona-se espuma, para que após a cura, ela ganhe um aspecto aerado.
Como resultado desse processo, o concreto celular possui microbolhas de ar que o tornam mais leve. Enquanto a massa específica do concreto convencional fica entre 2.300 e 2.500 kg/m³, a do concreto celular varia de 350 kg/m³ a 1.850 kg/m³, a depender da necessidade.
Aqui na Faial Engenharia a densidade mais fornecida é a de 400 kg/m³, tendo um consumo de cimento baixo, sem adição de outros agregados, aliado a uma resistência aceitável.
Existem diversos tipos de espuma ou agentes expansores para fazer o concreto celular.
Na maioria dos casos é feito em ambiente controlado, tendo o volume e a densidade facilmente determinados, como no caso dos blocos de concreto celular.
Também pode ser feito na própria obra. com equipamentos especiais para execução da espuma e misturado com a argamassa na betoneira. Dessa forma é possível encher os mais diversos tipos de locais, independente de suas geometrias ou dificuldades.
O concreto celular pode ser virado direto da betoneira ou pode ser bombeado, dependendo do conhecimento de quem executa, pois a bomba pode esmagar todas as bolhas, transformando assim em uma argamassa convencional e de alta densidade.
Colégio Americano Avenues com Concreto Celular
A ampliação do Instituto Butantan utilizou Concreto Celular em seus três novos pavimentos. Em meio…
5 Destaques da Engenharia com Participação da Faial