Em muitos casos, quando temos serviços de retrofit, reformas ou adaptações de espaços, faz-se necessário pensar em alternativas viáveis para as obras em questão.
Uma solução muito adotada em diversos casos é a utilização de concreto celular para o nivelamento de pisos e preenchimento de espaços vazios.
Antigamente utilizava-se muito o enchimento em argila expandida (Cinasita) ou isopor (EPS), porém o mercado cada vez mais está olhando atentamente para o Concreto Celular. Por conta da sua leveza e facilidade de aplicação, está sendo utilizado cada vez mais nas obras pelo Brasil. Uma tecnologia já muito utilizada na Europa, devido as ótimas características de isolamento termo-acústico.
Dessa vez o Concreto Celular foi executado no Aeroporto de Guarulhos. As reformas de algumas sala Vips precisaram se adaptar e haviam os “buracos” das esteiras rolantes que já estavam desativadas. Assim a Faial Engenharia foi contratada para fazer a execução desses enchimento principalmente na sala Vip do Bradesco.
Foi lançado um concreto celular no aeroporto de Guarulhos com densidade de 400 kg/m³, executado em apenas 1 dia.
Por ser um concreto leve com uma resistência a compressão considerável (diferente do isopor), não foi necessário executar um concreto armado por cima, o que novamente elevaria o peso da estrutura. Após a execução foram feitos apenas o contrapiso (proteção mecânica) e já podiam instalar o piso novo.
O Concreto Celular aplicado no aeroporto de Guarulhos é mais uma amostra da diversidade que esse material pode ser aplicado.
Tudo isso faz o concreto celular ser cada vez mais utilizado, principalmente nas obras de grande porte.
Quer saber mais sobre o concreto celular? Clique aqui
Quer ver mais fotos de obras sendo executadas com concreto celular? Clique aqui
Colégio Americano Avenues com Concreto Celular
A ampliação do Instituto Butantan utilizou Concreto Celular em seus três novos pavimentos. Em meio…
5 Destaques da Engenharia com Participação da Faial
Prédio mais alto de SP, utilizou bastante concreto celular.