Concreto celular é um composto leve que consiste na inserção de microbolhas de ar em uma argamassa. Formado a partir da mistura de cimento Portland, água, areia (quando necessário) e aditivos químicos patenteados (agente expansor).
O processo é executado in loco através de agitação mecânica, adição de microbolhas por compressor de ar adaptado e bombeado para o local da aplicação.
Esse tipo de concreto se diferencia na sua estrutura composta por micro células vazias, uniformemente distribuídas na massa e estáveis, produzindo um concreto com massa específica a partir de 400 Kg/m³ até 1.800 Kg/m³, tendo o concreto convencional por volta de 2.400 Kg/m³.
Especializada na elaboração e aplicação de Concreto Celular Leve (Concreto de densidade controlada), acumulando experiência com mais de 1.000.000 de m³ já executados. Possui tecnologia própria incluindo aditivos espumígenos, dosagens, mistura e bombeamento para a execução de seus serviços que requerem tanto médias e baixas densidades para as mais diversas aplicações.
Tendo mercado também na área pela execução de diversos Reforços Estruturais por aumento de seção, acréscimo de armadura, perfil metálico, chapas de aço e fibra de carbono.
As áreas de atuação incluem
– Concreto celular
– Reforço estrutural
– Tratamento de concreto aparente
– Injeções em trincas e fissuras
– Tratamento de ferragem oxidada
– Estruturas de contenção
– Reformas
Composta por micro células vazias, uniformemente distribuídas na massa e estáveis, produzindo um concreto com massa específica a partir de 400 Kg/m³ até 1.800 Kg/m³, tendo o concreto convencional por volta de 2.400 Kg/m³.
A resistência a compressão simples é função da massa específica, do consumo de cimento por metro cúbico, da relação água-cimento e do procedimento adotado para cura e execução.
A cura se da rapidamente permitindo a desforma ou utilização do local de aplicação após 24h, dependendo da temperatura ambiente e do cimento utilizado
O coeficiente de condutibilidade térmica é relacionado a massa específica do material considerado. Através do método ASTM C177 ensaios executados chegaram a uma taxa de 0,11 W/m.K para a menor densidade e 0,52 W/m.K para a maior densidade.
Muitas vezes esse coeficiente é suficiente para dispensar materiais isolantes de enchimento como o poliestireno expandido.
Pelas mesmas características físicas que proporcionam uma pequena condutibilidade térmica, também proporcionam uma baixa condutibilidade acústica.
Pela ação lubrificante das bolhas de espuma e sua baixa densidade, o concreto celular apresenta ótima trabalhabilidade. Material autonivelante que dispensa vibração mecânica.
Devido a homogeneidade do material e incomunicabilidade dos vazios, estruturas de concreto celular apresentam uma impermeabilidade superior às estruturas convencionais.
As principais aplicações do produto são enchimentos, fechamentos, isolamentos e envelopamento nas mais diversas áreas da construção civil.